As televisões de plasma agora viraram a febre do momento aqui no Brasil, caríssimas e ainda inacessíveis para a maioria da população brasileira, elas possuem um funcionamentos diferente das antigas televisões com tubos de imagem. Embora o princípio utilizado para formar as imagens seja basicamente os mesmo nas televisões antigas e nas de plasma.
O que muda de uma para outra é a a forma como são ativados os pixels em cada uma delas. Os pixels são os pequenos pontinhos luminosos que aparecem na tela da televisão.
Você pode entender como funcionam as televisões de plasma lendo os artigos abaixo:
"Como funciona a tela de plasma" http://eletronicos.hsw.uol.com.br/tela-de-plasma.htm
"Como funciona a TV de plasma?" http://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/pergunta_286629.shtml
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Aquecimento global: fenômeno antropofágico X fenômeno natural
Muito se fala na Tv, nos jornais, nas revistas sobre o aquecimento global, isso até virou moda e se fazem até campanhas na mídia.
- Na sua opinião o responsável pelo aquecimento global é o efeito estufa?
- Você concorda que o Aquecimento global está realmente acontecendo somente devido à grande emissão de gás carbônico pelas atividades humanas?
Pois é, mas existem evidências de que não é só o planeta Terra que passa por um período de aquecimento, cientistas evidenciaram que até mesmo Plutão (novo planeta anão) vem passando por um estado de aqueciemnto global.
Segundo a NASA, também estão acontecendo tempestades em Saturno e alterações climáticas na maior lua de Netuno - Tritão.
O cientista francês, Claude Allègre, afirma que "a principal causa do aquecimento global é originada por fenômenos da Natureza". Ele foi um dos primeiro cientistas a chamar a atenção da opinião pública para o aqueciemnto global, a mais ou menos 20 anos atrás.
Leia sobre o aquecimento global, para conhecer um pouco mais sobre suas possíveis causas, nos sites abaixo:
http://resistir.info/climatologia/uma_mentira_conveniente.html
http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article231
http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Aquecimentol1.html
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/11/08/materia.2006-11-08.4964445754/view
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=3¬icia=552
- Na sua opinião o responsável pelo aquecimento global é o efeito estufa?
- Você concorda que o Aquecimento global está realmente acontecendo somente devido à grande emissão de gás carbônico pelas atividades humanas?
Pois é, mas existem evidências de que não é só o planeta Terra que passa por um período de aquecimento, cientistas evidenciaram que até mesmo Plutão (novo planeta anão) vem passando por um estado de aqueciemnto global.
Segundo a NASA, também estão acontecendo tempestades em Saturno e alterações climáticas na maior lua de Netuno - Tritão.
O cientista francês, Claude Allègre, afirma que "a principal causa do aquecimento global é originada por fenômenos da Natureza". Ele foi um dos primeiro cientistas a chamar a atenção da opinião pública para o aqueciemnto global, a mais ou menos 20 anos atrás.
Leia sobre o aquecimento global, para conhecer um pouco mais sobre suas possíveis causas, nos sites abaixo:
http://resistir.info/climatologia/uma_mentira_conveniente.html
http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article231
http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Aquecimentol1.html
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/11/08/materia.2006-11-08.4964445754/view
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=3¬icia=552
Sugestão de atividade em Educação Ambiental a partir de um poema.
Poema utilizado: Eu, etiqueta de Carlos Drummond de Andrade
Objetivos
Usar poemas e poesias nas aulas de ciências e em atividades de Educação Ambiental como recurso interdisciplinar;
Refletir sobre o poema e perceber a influência da propaganda em nossas vidas, através de seus apelos;
Tornar-se um consumidor mais atento e crítico, conhecendo quais são os elementos de persuasão que a publicidade usa para conquistar seu público;
Levar o aluno a concluir que o planeta não consegue suportar por muito tempo a exploração dos recursos naturais para manter a superprodução de mercadorias;
Perceber que no mundo atual, enquanto uns são extremamente consumistas outros não podem sequer consumir o básico para a sua sobrevivência.
Metodologia
Montar grupos com 4 ou 5 alunos, leitura do poema Eu, etiqueta - de Carlos Drummond de Andrade. Ele pode ser encontrado no endereço eletrônico http://www.minerva.uevora.pt/publicar/etiquetas/poema.htm . Você pode projetá-lo ou ainda usar o poema recitado pelo autor Paulo Autran disponível no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Wr5uHxamScE
Distribuir as questões para discussão em grupo após a leitura:
1. Do que está falando o poema?
2. Segundo este grupo quais as finalidades das propagandas divulgadas na tv, jornais,revistas e outros meios de comunicação?
3. Será que todas as pessoas deste planeta podem relamente consumirem o que querem?
4. Na opinião do grupo, q uem lucra com o consumismo?
5. Será que o planeta conseguirá suportar este modelo de consumo pregado pelo modo de produção capitalista? Expliquem.
6. Na opinião do grupo o quem seria um consumidor crítico e responsável com o ambiente?
7. Organizem uma lista de ações que uma pessoa crítica e responsável com o ambiente deve ter ao consumir e em seu dia-a-dia.
Entregar o texto: Proaganda: finalidade e ideologia de Gismeire Hamann Andrade (já publicado neste blog) para discussão nos grupos;
Objetivos
Usar poemas e poesias nas aulas de ciências e em atividades de Educação Ambiental como recurso interdisciplinar;
Refletir sobre o poema e perceber a influência da propaganda em nossas vidas, através de seus apelos;
Tornar-se um consumidor mais atento e crítico, conhecendo quais são os elementos de persuasão que a publicidade usa para conquistar seu público;
Levar o aluno a concluir que o planeta não consegue suportar por muito tempo a exploração dos recursos naturais para manter a superprodução de mercadorias;
Perceber que no mundo atual, enquanto uns são extremamente consumistas outros não podem sequer consumir o básico para a sua sobrevivência.
Metodologia
Montar grupos com 4 ou 5 alunos, leitura do poema Eu, etiqueta - de Carlos Drummond de Andrade. Ele pode ser encontrado no endereço eletrônico http://www.minerva.uevora.pt/publicar/etiquetas/poema.htm . Você pode projetá-lo ou ainda usar o poema recitado pelo autor Paulo Autran disponível no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Wr5uHxamScE
Distribuir as questões para discussão em grupo após a leitura:
1. Do que está falando o poema?
2. Segundo este grupo quais as finalidades das propagandas divulgadas na tv, jornais,revistas e outros meios de comunicação?
3. Será que todas as pessoas deste planeta podem relamente consumirem o que querem?
4. Na opinião do grupo, q uem lucra com o consumismo?
5. Será que o planeta conseguirá suportar este modelo de consumo pregado pelo modo de produção capitalista? Expliquem.
6. Na opinião do grupo o quem seria um consumidor crítico e responsável com o ambiente?
7. Organizem uma lista de ações que uma pessoa crítica e responsável com o ambiente deve ter ao consumir e em seu dia-a-dia.
Entregar o texto: Proaganda: finalidade e ideologia de Gismeire Hamann Andrade (já publicado neste blog) para discussão nos grupos;
Avaliação
Apresentação das questões por grupo e debate.
Em conjunto ou em grupo organizar um painel sobre ações de um consumidor crítico e racional.
Sugestão
Leia um pouco mais sobre o que retrata o poema eu etiqueta antes de trabalhar esta atividade no link abaixo: Os signos do poema Eu, etiqueta http://www.dacex.ct.utfpr.edu.br/10_Alex.htm
Assinar:
Postagens (Atom)