- Introdução
A ideia da reciclagem já
está sendo utilizada em nosso colégio desde a implantação das
Atividades complementares periódicas em contraturno na área de
Cultura e Arte – Pintura, desenvolvidas na escola desde 2013 onde
utilizamos telhas, latas, vidros de conserva, papelão e garrafas
como recursos materiais.
Nossa
Oficina sempre funcionou bem e os alunos participavam muito. Além
dos alunos matriculados do Ensino Médio, tínhamos alunos do 9o
ano do Ensino Fundamental que não poderiam matricular-se que
participavam como “ouvintes”. Chegamos a ter lista de espera para
participar das oficinas em 2013. Nossos trabalhos foram expostos em
diversos eventos do NRE e da escola e os pais adoraram os trabalhos
de seus filhos.
Com a possibilidade do
fechamento das atividades complementares surgida no início do ano
letivo de 2016 a direção do colégio junto com a equipe pedagógica
e alguns pais começou a amadurecer a ideia de continuarmos com as
oficinas através de ações voluntárias, tendo em vistas o sucesso
que nossa oficina sempre teve. E com o comunicado oficial do
fechamento, pela técnica responsável do NRE a partir do ano letivo
de 2017, resolvemos colocar a ideia da oficina continuar na escola
mantida com recursos próprios da Associação de Pais, Mestres e
Funcionários – APMF. Os pais acataram a ideia então propomos este
projeto.
Um dos grandes problemas
que encontramos na escola na gestão dos resíduos sólidos é a
conscientização dos profissionais da escola sobre a reciclagem e a
importância dela. Além disso entorno da escola tínhamos muito lixo
deixado pela própria comunidade. As funcionárias da cozinha da
escola municipal em dualidade administrativa com a nossa não
reciclavam o lixo e ainda até as latas eram jogadas e queimadas num
buraco feito nos fundos da igreja católica da comunidade porque a
coleta seletiva não funcionava. Isso gerou um grande problema porque
em pouco tempo a comunidade começou a depositar todo tipo de lixo
neste buraco e isso passou a ser criatório de mosquitos, ratos,
entre outros problemas.
Com as ações do
combate à Dengue passamos a monitorar este lixo, conscientizar os
alunos e a comunidade entorno da escola, fizemos visitas apara
tentarmos solucionar o problema.
Com a volta da coleta
seletiva, passamos a recolher os lixos recicláveis e tivemos o
problema do acúmulo e da falta de espaço na escola. Foi então que
surgiu a necessidade de realizarmos um projeto envolvendo a arte para
tornar estes recicláveis mais atraentes para a população.
Aproveitando a moda do “vintage” hoje na mídia, pensamos em
produzir latas para armazenamento de alimentos secos, chazinhos,
temperos, como porta canetas, porta escovas, porta maquiagens entre
outras ideias que possam surgir posteriormente conforme a
criatividade dos participantes e da professora.
- Justificativa
A
necessidade de dar um destino correto, principalmente às latas da
alimentação escolar. Bem como a urgência de encontrar uma melhor
solução para diminuir e eliminar o o acúmulo de lixo abandonado
no lixão nos fundos da igreja católica e popularizar na comunidade
a recilagem e a reutilização das latas através de trabalhos
artesanais envolvendo a pintura e a decopagem e com isso poder
melhorar nosso acervo bibliográfico a partir da renda proveniente de
vendas eventuais.
- Objetivos
- Objetivo Geral
Utilizar a
arte como recurso para a reciclagem e angariar recursos para a
compra de mais acervo de literatura para a biblioteca aproveitando as
latas provenientes da alimentação escolar.
3.2. Objetivos
específicos
- Mostrar a importância da reciclagem para o meio ambiente;
- Incentivar e motivar a comunidade escolar à realizar a reciclagem;
- Reciclar as latas provenientes da alimentação escolar;
- Dar um destino correto às latas uma vez que a coleta seletiva não funciona muito bem na nossa localidade;
- Melhorar o entorno da escola e sanar o problema do depósito de lixo nas redondezas do colégio;
- Contribuir para a eliminação de possíveis criadouros de mosquitos Aedes e pernilongos no entorno da comunidade;
- Desenvolver e/ou aperfeiçoar a habilidade para o artesanato, especificamente a pintura;
- Desenvolver o gosto pela arte e contribuir para uma visão mais ampla da arte contemporânea;
- Mostrar uma opção de renda familiar a quem se interessar;
- Proporcionar uma forma de integração escola-comunidade;
- Melhorar o acervo bibliográfico, mais especificamente o de literatura e gibis.
- Recursos
- Recursos Financeiros
Doações e
ações da APMF do colégio.
- Recursos Físicos
Um espaço
físico adequado com mesa e cadeiras (sala de aula ou saguão do
colégio)
- Recursos Humanos
Uma professora
voluntária, uma auxiliar, alunos ( alunos, pais, membros da
comunidade escolar)
- Recursos Materiais
Latas diversas da merenda
escolar ou trazidas pela comunidade, primer para metais à base de
água da coral, verniz acrílico à base de água, pincéis, papéis
para decopagem, cola branca, guardanapo para decopagem, esponja, pano
para limpeza, palheta, porta pincéis, lavador para pincéis, tampas
em mdf para diversas latas, pacotes plásticos, fitilho,
- Metodologia
1a
Etapa: Busca e treinamento de um auxiliar para a professora
Inicialmente
a professora será a Gismeire Hamann Andrade (diretora) e visa buscar
dois voluntários que gostem de artesanato e pintura para
aprender/desenvolver as técnicas de pintura a serem utilizadas, bem
como a maneira correta de preparar o material para a pintura e
angariar recurso financeiro para o início da etapa.
As aulas
para as pessoas selecionadas aconteceram conforme a disponibilidade
da professora Gismeire e das pessoas no máximo 4 horas semanais;
Serão utilizadas
técnicas de decopagem com papéis e guardanapos e pintura estilo
pátina e pátina envelhecida;
Assim que as pessoas
estiverem se sentindo aptas para poderem auxiliar a professora
Gismeire iniciará a segunda etapa.
2a
Etapa: Aulas para pessoas da comunidade
Consiste em dar aulas,
com o auxílio das voluntárias, treinadas na primeira etapa, para
alunos, ex alunos, pais e membros da comunidade interessados, porém
não mais que dois alunos em três dias semanais. Não ultrapassando
mais que duas horas semanais para cada aluno.
3a
Etapa: Envolvimento do grêmio estudantil para ampliação da oficina
Nesta etapa o Grêmio
estudantil passará a integrar o projeto e auxiliando da organização
e nas aulas da oficina. Também nesta etapa podem acontecer mini
cursos a alunos e à comunidade para turmas maiores. Cursos rápidos
para aplicação de técnicas simples ou de aperfeiçoamento de
técnicas para quem já sabe.
- Cronograma
1a
Etapa: outubro de 2016 à julho de 2017
2a
Etapa: agosto de 2017 à abril de 2018
3a
Etapa: a partir de maio de 2018
- Avaliação
A avaliação do projeto
será realizada através de várias estratégias, dentre elas:
- Através de exposição dos trabalhos,
- Divulgação do projeto e dos resultados;
- Prestação de contas semestrais ou bimestrais;
- reuniões frequentes com os participantes e coordenadores do projeto;
- relatórios da coordenação do projeto;
- entrevistas com os participantes;
- entrevista com toda a comunidade escolar para verificarmos a aceitação do projeto.
- Resultados esperados
- Para os alunos
- Perceber a importância da reciclagem e do destino correto dos resíduos sólidos;
- Perceber que o artesanato pode ser uma fonte de renda familiar;
- Desenvolver e aperfeiçoar habilidades artísticas e para o artesanato
- Para a escola
- Maior conscientização dos funcionários sobre a reciclagem dos resíduos sólidos da escola;
- Percepção da arte e do artesanato a partir da reutilização e do reaproveitamento;
- Diminuir o acúmulo de lixo no entorno da escola;
- Eventualmente comercializar as latas e vidros produzidos;
- Melhorar o acervo bibliográfico de literatura ;
- Para a Comunidade
- Perceber a importância da reciclagem e do destino correto dos resíduos sólidos;
- Perceber que o artesanato pode ser uma fonte de renda familiar;
- Maior interação escola-comunidade;
- Conhecimento das ações desenvolvidas na escola;
- Perceber que o artesanato pode ser uma fonte de renda familiar;
- Desenvolver e aperfeiçoar habilidades artísticas e para o artesanato
- Melhorar o conceito de arte contemporânea
- Diminuir os criadouros de mosquitos e pernilongos.
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