sábado, 16 de março de 2019

O curioso mundo dos insetos.

Os Insetos  grupo de artrópodes com o maior número de espécies existentes. Eles dominam praticamente todos os ambientes do planeta. 
Entre as principais características que garantem o sucesso dos insetos, está a presença de exoesqueleto, comum a outros artrópodes, presença de asas que garantem o voo, ovos resistentes e desenvolvimento indireto, o que garante que adultos e jovens não apresentem competição por recursos.Os insetos, como todos os outros artrópodes, apresentam um exoesqueleto resistente, pernas articuladas e músculos desenvolvidos. 
As características que diferenciam esse grupo dos demais artrópodes são corpo dividido em cabeça, tórax e abdome;  três pares de pernas;  dois pares de asas (presentes na maioria das espécies);  um par de antenas; um par de olhos compostos e peças bucais aparentes.

Divisões do corpo dos insetos



Macrofotografia mostrando os tipos de antenas















 






              

Macrofotografia mostrando olhos compostos dos insetos



 




                    Macrofotografias  mostrando os aparelhos bucais dos insetos.









   










Além das características morfológicas, podemos citar como características importantes dos insetos as trocas gasosas realizadas por traqueias, a excreção por meio do túbulos de Malpighi e o sistema circulatório aberto, que apresenta como função principal transportar nutrientes. O sistema nervoso é formado por gânglios nervosos ventrais que saem de um cérebro localizado na cabeça.

O desenvolvimento dos insetos

Os insetos são animais que apresentam desenvolvimento direto ou indireto, a depender da espécie estudada. No desenvolvimento direto, jovens e adultos diferenciam-se, normalmente, pelo tamanho e maturidade sexual. Já os que possuem desenvolvimento indireto sofrem metamorfose, que pode ser incompleta ou completa.
Nos insetos com metamorfose incompleta ou gradual, observa-se o desenvolvimento hemimetábolo, isto é, poucas mudanças são observadas e elas surgem após algumas mudas sucessivas. O estágio imaturo é chamado de ninfa, quando terrestre, e náiades, quando aquáticos. Um exemplo de inseto que realiza esse desenvolvimento é o gafanhoto.
Nos insetos com metamorfose completa, o desenvolvimento é holometábolo. Nesse caso, são observadas muitas variações no corpo do organismo. Nas borboletas, por exemplo, verifica-se a presença de uma larva, depois a fase de pupa e, somente após essas fases, o animal torna-se completamente adulto.
Importância dos insetos

  • Exercem papel importante no meio ambiente, não podendo ser, portanto, eliminados por completo. Um dos papeis principais dos insetos é a polinização das plantas floríferas. 
  • prejudicam as plantas se tornando pragas em lavouras, pomares e na hortas.
  • Outros estão relacionados com a decomposição da matéria orgânica, uma vez que se alimentam de restos orgânicos. 
  • Servem de alimento para diversas espécies e inclusive para o homem. 
  • São responsáveis por produtos de valor econômico como o mel, cera e seda.
  • Alguns insetos tem importância médica por serem transmissores de doenças como os mosquitos da dengue, da febre amarela, a malária, a mosca tse-tse, o bicho barbeiro entre outros.
  • Alguns são parasitas de animais como as pulgas e os piolhos.
  • Alguns possuem veneno, sendo principalmente prejudiciais a pessoas alérgicas como abelhas.
Atualmente temos descritos cerca de 750.000 espécies, porém cientistas afirmam que o numero de espécies existentes pode chegar a 30 milhões.