domingo, 4 de dezembro de 2011

Lesmas-do mar: mais uma beleza colorida do fundo do mar.

             Estes animais pertencem a um grupo de Moluscos chamado nudibrânquios, que significa “com as brânquias nuas”. E atualmente são conhecidas cerca de 3000 espécies no Mundo, quase todas de água salgada, desde as regiões tropicais até aos mares da Antártida.
             
O seu tamanho varia entre os 3 mm e os 28 cm, medindo a maioria entre 5 a 7 cm.Os hábitos alimentares e as estratégias utilizadas por este grupo de seres vivos na defesa contra predadores, e no ataque a presas, são extremamente eficazes. Estão muito bem preparados para se defenderem dos predadores, normalmente peixes de pequeno e médio porte, uma vez que podem assumir a cor das suas presas, onde se refugiam. Esta característica é também extremamente útil quando pretendem atacar anêmonas, esponjas.

  Algumas são capazes de secretar ácido sulfúrico e todos os exemplares que ilustram este texto são venenosos. Todas as espécies conhecidas são carnívoras, e a maioria são predadores especializados, muito selectivos no tipo de presas. Dentro de uma mesma família é normal encontrar diferentes espécies a alimentarem-se de presas muito semelhantes.São animais hermafroditas que se reproduzem por fecundação cruzada. 

Durante o acasalamento, dois nudibrânquios se posicionam lado a lado e introduzem uma massa, repleta de espermatozóides, no interior de uma abertura reprodutiva situada na região anterior do corpo. Dependendo da espécie, a cópula pode levar apenas alguns segundos ou então se prolongar por horas. Existe até mesmo o registro de um acasalamento que durou cerca de cinco dias!
Os espermatozóides são armazenados no interior do organismo até que os óvulos estejam maduros e a fecundação ocorra. Milhares de ovos são então liberados na água do mar. Uma espécie de muco envolve os ovos, mantendo-os unidos, e permitindo que esta massa ovígera se fixe a um substrato, que, geralmente, é o corpo da presa predileta do adulto.


Fonte de imagens: 
http://www.mundogump.com.br/criaturas-inacreditaveis-do-fundo-do-mar/

http://www.nature-pictures.org/pt/foto/1320/





Leia mais: 

Criaturas inacreditáveis do fundo do mar: http://www.mundogump.com.br/criaturas-inacreditaveis-do-fundo-do-mar/

Coloridas criaturas marinhas chamadas nudibrânquios : http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=12278

Nudibrânquios: http://biologosdaua.forumeiros.com/t87-nudibranquios



Um comentário: