segunda-feira, 4 de abril de 2011

Consequências do terremoto do Japão.

O terremoto no Japão, ocorrido no dia 11 de março deste ano teve o mesmo impacto de 27 bombas atômicas explodindo ao mesmo tempo.
Cientistas afirmam que a placa tectônica na qual ocorreu o abalo sofreu distanciamento de 20 metros e partes do Japão foi afundado em 75 centímetros, ficando em alguns locais abaixo do nível do mar. Seus estragos foram enormes e trouxe consequências não só para o país.
De acordo com as informações mais recentes, o tremor deslocou o eixo de rotação da terra em aproximadamente 10 centímetros. Isto significa que o movimento de rotação foi acelerado em 1,6 microssegundos.
Porém o terremoto do Japão também provocou um deslocamento da massa interior do nosso planeta e mudou levemente sua distribuição. Alterando assim, a posição do eixo imaginário ao redor do qual a terra gira e influenciando na duração dos dias e das estações do ano. De acordo com os especialistas são variações muito pequenas, menores que bilionésimos de segundas no dia.



Leia mais sobre o terremoto e suas  causas:
http://www.jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=584:terremoto-no-japao-conseguiu-girar-o-eixo-da-terra-e-afundar-parte-do-territorio-do-pais&catid=130:diversos&Itemid=513

Nenhum comentário:

Postar um comentário