Nasa anuncia a descoberta de mais de mil possíveis novos planetas fora do Sistema Solar.
Esta descoberta foi feita pelo telescópio espacial Kepler descobriu mais de mil possíveis novas planetas fora do Sistema Solar, sendo que pelo menos 54 podem ter chances de abrigar vida. Os planetas da chamada "zona habitável" têm estrelas orbitando a uma distância em que não seriam nem quentes e nem frios de mais, bem como poderiam ter água em estado líquido. Esta é uma das condições essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da vida.
A Nasa batizou o telescópio de “Kepler” em homenagem ao astrônomo alemão do século XVII Johannes Kepler, que descobriu que os planetas giram em torno do Sol. Ele foi lançado em 2009. Ele orbita entre o Sol, a Terra e Marte em procura por planetas similares ao nosso desde 2010.
O objetivo do telescópio é observar fixamente durante três anos uma determinada região do universo rica em estrelas. Dotado de dispositivos coletores de luz super sensíveis, o Kepler pode detectar pequenas mudanças nos números de fótons emitidos por uma estrela, normalmente ocasionada pela passagem de um pequeno planeta na frente dela. Com isso, será possível identificar novos planetas do tamanho da Terra e calcular a distancia do planeta em relação ao seu Sol e com isso a possibilidade de existir água no estado líquido, que é um ingrediente essencial para a vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário