quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O lixo nosso de cada dia.

Segundo a wikipédia lixo ou resíduo é "qualquer material considerado inútil, supérfluo, e/ou sem valor, gerado pela atividade humana. e o qual precisa ser eliminada. É qualquer material cujo proprietário elimina, deseja eliminar, ou necessita eliminar". Convencionou-se chamar de lixo aqueles resíduos em estado sólido, sendo que materiais presentes nele podem ser reutilizados enquanto outros não.

Um das formas de classificar o lixo é a partir da sua origem, dessa forma temos os seguintes tipos de lixo: domiciliar, comercial, industrial, público, hospitalar, agrícola, digital, espacial e nuclear. também podemos classificar o lixo de acordo com a sua composição em orgânico (materiais de origem animal e vegetal) e inorgânico.

O recolhimento e armazenamento do lixo numa cidade são responsabilidade da Prefeitura, podendo ser utilizado serviço público ou empresa privada para prestar este serviço. O destino do lixo pode ser lixões a céu aberto, aterros sanitários, incineração, reciclagem, compostagem e biodigestão.

Reportagem destacada no site Ache tudo e região cita que os "depósitos a céu aberto ainda são o principal método de disposição de lixo em muitas cidades. Essa destinação inadequada acarreta uma série de problemas para a saúde (pública) humana e para a produtividade, além do desperdício de recursos que poderiam ser utilizados (reciclagem) e do comprometimento de reservatórios naturais (rios, nascentes)".

Talvez o maior problema ambiental atual do mundo seja a produção e acúmulo de lixo. A quantidade de lixo gerado atualmente no mundo é muito grande. Existem países que chegam a pagar para que outros países recebam o seu lixo por falta de lugar para armazená-lo.

Além da falta de espaço para o armazenamento o lixo traz outros sérios problemas: a poluição e contaminação do solo e da água, a proliferação de agentes causadores e transmissores de doenças e também a transmissão de doenças.

Dados do Ministério do Meio Ambiente demonstram que o Brasil produz anualmente, em média, 90 milhões de toneladas de lixo. E que cada brasileiro gera diariamente, em média, 500g de lixo, podendo chegar a mais de 1kg, dependendo do local em que mora e do seu poder aquisitivo.

O lixo anual de uma pessoa é composto em média por: 90 latas de bebidas; 2 árvores gastas com papel; 107 garrafas ou frascos; 70 latas de alimentos; 45kg de plástico; 10 vezes seu próprio peso em refugo doméstico.

Devido ao crescente acúmulo de lixo no planeta hoje fala-se muito nos 5R, que são:

1º: Reduzir a produção de lixo e objetos desnecessários. Reduzir também significa usarmos produtos mais duráveis, controlarmos o uso excessivo de água, luz, gás, enfim, evitarmos qualquer tipo de desperdício.

2º: Reutilizar o que fabricamos e evitarmos o uso de “materiais descartáveis”, a menos que sejam necessários à proteção da nossa saúde. Desta maneira, devemos aproveitar roupas e móveis, trocar, vender e doar tudo aquilo que não tem utilidade para nós, mas pode ser usado por alguém.

3º: Reciclar os materiais usados para fabricação de novos produtos. Para que seja possível reciclar plásticos, vidros, metais e papéis, estes materiais precisam estar separados e em grande quantidade. Por isso é tão importante praticar a coleta seletiva.

4º: Repensar sobre nossos hábitos de consumo e repensar sobre as conseqüências que o consumo desenfreado gera em nosso planeta: esgotamento das reservas de água e minérios, poluição da água, do ar, do solo, além do agravamento das desigualdades sociais.

5º: Reaproveitar: reaproveitar sobra de alimentos e sobra de materiais.

(Gismeire Hamann Andrade)


REFERÊNCIAS

RESÍDUO. Wikipédia disponível em: pt.wikipedia.org/wiki/Resíduo Ache tudo e região. Algumas técnicas de tratamento do lixo. 5/08/2007. Disponível em: http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/reciclagem_de_lixo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário