Objetivos
- Visitar a Usina Hidrelétrica de Segredo/ Reserva do Iguaçu-PR para compreender o processo de "geração de energia e Museu Regional do Iguaçu; Saber um pouco mais sobre as barragens e seu impacto no meio ambiente; Perceber os impactos causados pela implantação das usinas hidrelétricas em nosso município e região;
- Conhecer o Movimento do Atingidos por Barragens - MAB;
- Perceber que apesar da grande demanda energética é preciso repensar muito a questão energética no país buscando formas alternativas como a energia eólica e solar que são energias limpas.
- Reconhecer que é necessária a produção de energia para o homem porém mais que isso é eminente que todos tenham acesso a esta energia.
- Conhecer forma de poupar energia e reduzir o desperdício dela no lar, no comércio e na escola.
Metodologia
1. Organizar uma visita orientada a Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga, antiga Usina Hidrelétrica de Segredo. Deve-se discutir antes um roteiro de perguntas a serem feitas durante a visita.
2. Dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribuir o texto: As barragens e a questão energética no Brasil (publicado anteriormente neste blog) para leitura;
3. Distribuir questões para discussão nos grupos, sugerimos as seguintes questões:* Quantas Usinas hidrelétricas existem na região do município?
* Quem está sendo mais beneficiado com todos estes investimentos em hidrelétricas no país?
* Será que todos os brasileiros estão tendo acesso à energia elétrica em suas residências?
* O grupo saberia responder por que o consumidor residencial paga mis pela energia do que as indústrias?
* Existe o MAB no município e região? É atuante? Vocês conhecem algum integrante?
* O grupo conhece algum morador do município que tenha sido atingido por barragem e perdeu suas terras?
4. Apresentar as discussões em plenária;
3. Verificar se existe a atuação do MAB no município, organizar um grupo de alunos para entrevistar um de seus integrantes. Antes da entrevista, em sala organizar um roteiro das perguntas a serem realizadas. Algumas das ~perguntas a serem abordadas poderiam ser relacionadas ao nome, endereço, tempo de residência no município, se nasceu noi local ou veio de outro local; quando foi criado o o MAB no município; quais os objetivos do movimento, quantas pessoas aproximadamente na região forma atingidos por barragens; quais as linhas de ação do movimento, entre outras.
4. Organizar um grupo de alunos para entrevistar um morador da região que foi atingido por barragem e perdeu suas terras.
5. O grupo deve listar pelo menos 5 soluções para pouparmos energia e diminuirmos o desperdício dela em casa, na escola e no comércio?
Avaliação
Socializar os conhecimentos adquiridos numa exposição de cartazes ou num painel.
Notas ao professor: esta atividade foi desenvolvida rtomando como ponto de partir um problema ambiental da região onde moro. Conheça um pouco mais do MAB no site http://www.mabnacional.org.br/
Referência
ANDRADE, G. H. Educação Ambiental no ensino de Ciências: uma abordagem a partir do Materialismo Histórico e Dialético. Proposta de atividade. CD-ROM. Programa de desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná - PDE. Candói-PR, 2008.Confira outras atividades desenvolvidas por mim num outro blog específico:
http://gismeirehac2.blogspot.com/
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