Objetivos
* Refletir sobre o significado das palavras "meio ambiente".
* Compreender que "meio ambiente" é o ambiente em que vivemos, seja ele um local urbanizado ou não;
* Refletir sobre os principais problemas ambientais do município;
* Compreender os problemas ambientais e relacioná-lo com a situação nacional e global;
* Organizar uma exposição de cartazes sobre os principais problemas ambientais do município.
* Refletir sobre o significado das palavras "meio ambiente".
* Compreender que "meio ambiente" é o ambiente em que vivemos, seja ele um local urbanizado ou não;
* Refletir sobre os principais problemas ambientais do município;
* Compreender os problemas ambientais e relacioná-lo com a situação nacional e global;
* Organizar uma exposição de cartazes sobre os principais problemas ambientais do município.
Metodologia
1. Dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribuir uma cópia da charge ou então projetá-la na sala para análise ;
2. Distribuir questões para as discussões em grupo:
2. Distribuir questões para as discussões em grupo:
Qual é a interpretação do grupo sobre a charge?
Na opinião do grupo o que é "meio ambiente"?
Atualmente temos no mundo muitos problemas ambientais, o grupo poderia citar os principais problemas ambientais de nosso município?
Escolham um dos problemas ambientais citados na questão anterior.
Na opinião do grupo o que é "meio ambiente"?
Atualmente temos no mundo muitos problemas ambientais, o grupo poderia citar os principais problemas ambientais de nosso município?
Escolham um dos problemas ambientais citados na questão anterior.
Realizem uma pesquisa sobre ele para a próxima aula.
3. Organizar uma plenária para a apresentação das discussões;
4. Pedir aos grupos que pesquisem sobre o problema ambiental escolhido para a próxima aula e
5. Organizar na sala a apresentação dos temas escolhidos e pesquisados;
6. Organizar na escola uma exposição destes cartazes.
Avaliação
Pedir aos alunos que escolham um dos problemas ambientais citados durante as discussões e realizem uma pesquisa sobre ele para a próxima aula.
Dicas par o professor
O trabalho com as charges poderá ir mais além do que o proposto. Pode-se pedir aos alunos para fazerem charges sobre o tema meio ambiente ou ainda outros relacionados à conceitos envolvidos em Ciências e que fazem parte da realidade em que eles vivem. No final o professor organiza com a turma, ou na escola como um todo, uma Mostra dos trabalhos, ou ainda organizar um concurso de charges na escola ou até mesmo no município.
O trabalho com as charges poderá ir mais além do que o proposto. Pode-se pedir aos alunos para fazerem charges sobre o tema meio ambiente ou ainda outros relacionados à conceitos envolvidos em Ciências e que fazem parte da realidade em que eles vivem. No final o professor organiza com a turma, ou na escola como um todo, uma Mostra dos trabalhos, ou ainda organizar um concurso de charges na escola ou até mesmo no município.
FONTE:
MAIA, Rubi , G. Charge meio ambiente. Fonte: arquivo pessoal do autor. Bituruna-PR.
ANDRADE, G. H. Educação Ambiental no ensino de Ciências: uma abordagem a partir do Materialismo Histórico e Dialético. Proposta de atividade. CD-ROM. Programa de desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná - PDE. Candói-PR, 2008.
Nossa!!!
ResponderExcluirMinha professora do magisterio passou um trabalho para meu grupo, mas o trabalho é um pouco diferente. =)