quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Número de espécies no planeta é menor do que se estimava.

Diminui número de espécies no planeta


Segundo uma nova estimativa publicada na revista "American Naturalist", apenas 5,5 milhões de espécies existem atualmente na Terra, uma estimativa muito menor que os 30 milhões estimados anteriormente.
Número de espécies no globo é menor que se pensava; diferença está na estimativa de artrópodes, grupo que inclui insetos.
Apenas 5,5 milhões de espécies existem atualmente na Terra, uma estimativa muito menor que os 30 milhões estimados anteriormente. É o que indica uma nova estimativa publicada na revista “American Naturalist”.
A maioria dos vertebrados, plantas e muitos micro-organismos já foram documentados. Grande parte da incerteza em estimativas globais de biodiversidade está na quantidade de artrópodes, filo que inclui insetos e aranhas.
A estimativa global de 30 milhões de espécies foi sugerida em 1982 por Terry Erwin, do Instituto Smithsonian, em Washington. Ele contou 163 espécies de besouros encontrados somente em uma espécie de árvore tropical no Panamá, Luehea seemannii, e multiplicou pelo número de espécies de árvore existentes no globo.
Erwin também inflou o resultado ao levar em conta o fato de que besouros representam cerca de 40% das espécies de artrópodes.
Agora Andrew Hamilton, da Universidade de Melbourne, na Austrália, obteve uma nova estimativa usando observações de 434 espécies de besouros de 56 espécies de árvores em Papua Nova Guiné.
Hamilton concluiu que existem entre 2,5 milhões e 3,7 milhões de espécies de artrópodes.
Somando ao número total de vertebrados conhecidos (50 mil), plantas (400 mil) e outros organismos, como fungos e algas (1,3 milhão), chega-se a aproximadamente 5,5 milhões de espécies.
Nem Hamilton, nem Erwin incluíram bactérias na estimativa porque elas são difíceis de classificar em espécies.
Para Corey Bradshaw, da Universidade de Adelaide, Austrália, os 30 milhões de Erwin são pouco realistas, mas os 5,5 milhões de Hamilton também têm suas limitações, pois a estimativa baseou-se em apenas um país. Isso acaba subestimando o papel de fatores geográficos e ecológicos na criação de biodiversidade.
De acordo com Bradshaw, a nova previsão é provavelmente muito conservadora. O número verdadeiro fica entra as duas estimativas, diz.
--------------------------------------------------------------------------------
Este conteúdo foi publicado em 10/06/2010 no sítio Ambiente Brasil. e está também no Portal Dia-a-dia Educação http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=420

Um comentário:

  1. Está passado da hora de lembrarmos o motivo do desaparecimento de tantas espécimes animais (e vegetais também, sem falar dos recursos minerais ou patrimônios de nossa Mãe Terra).
    O desespero por ocupar, desenvolver a qualquer custo, seja destruindo tudo, com altas tecnologias, mormente prejudiciais ao meio, a vontade de acumular riquezas monetárias, bens... leva ao extermínio da Naturza, da Biodiversidade, da Vida!

    ResponderExcluir